Notícias

Eurogate torna-se sócia da Contrail Logística.

O Eurogate, grupo alemão de operação de contêineres, acaba de tornar-se sócia da Contrail Logistica S.A. com 16,67%, empresa que faz o transporte de contêineres por ferrovia até o porto de Santos.

O principal negócio do Eurogate é a operação de terminais marítimos de contêineres, segmento em que a empresa é líder na Europa como operador independente. São 11 instalações em cinco países - dez na Europa e uma na África. Em 2014, movimentou 14,8 milhões de Teus (unidade de um contêiner de 20 pés). Em termos de comparação, o Brasil movimentou 9,2 milhões em 2014. Além da operação de terminal, o Eurogate se especializou em soluções para atender a cadeia do contêiner de forma completa. A empresa oferece rotas ferroviária na Europa através de suas subsidiarias Boxxpress, Sogemar, Floyd e Hannibal.

A Contrail pretende ampliar a sua rede de operações intermodal utilizando seu próprio terminal em Santos, atendendo os corredores de São Paulo, Campinas e São José dos Campos. O Estado de São Paulo é responsável por 30% do PIB brasileiro.

Thomas Eckelmann, Presidente do Conselho do Grupo Eurogate e responsável pela área de transporte intermodal e desenvolvimento de novos negócios, comentou: " A Eurogate está constantemente procurando novas oportunidades de investimento para ampliar a sua participação a nível internacional”.

"Na Europa nos já provamos ter a tecnologia necessária para expandir as redes de transporte intermodais, através das nossas empresas na Alemanha e na Itália, e estamos agora transferindo este conhecimento para o Brasil. Boa parte dos nossos clientes armadores atracam em Santos e necessitam serviços eficientes para conectar seus clientes com o Porto, principalmente nas regiões de São Paulo e Campinas. Consequentemente temos uma grande demanda e possibilidades de crescimento a longo prazo."

O Presidente do Conselho da Contrail, Guilherme Quintella, comentou: "Existe uma oportunidade para Contrail de mudar a matriz de transporte na região de Santos, passando dos atuais 2% de mercado para o modal ferroviário para patamares de 20%."

"Nós desenvolvemos um novo conceito de transporte de contêineres pela ferrovia entre Santos e o Estado de São Paulo que inclui a implantação de uma rede terminais intermodais, utilização de vagões 'double-stack' e um HUB Ferroviário na região de Santos. A parceria com a Eurogate traz credibilidade no que diz respeito à capacitação operacional, assim como relacionamento com mercado global de contêineres." Até junho de 2018, a Eurogate poderá exercer a opção de compra de mais 16,67%, aumentando a sua participação para 33,34%.

Visualize o release para a imprensa e conheça nossas inovações na logística de contêineres

See the press release and discover our innovative solutions on containers logistics