VAGÃO
DOUBLE STACK

Incremento de produtividade

Atualmente, o transporte ferroviário de contêineres é realizado com o uso do vagão “Single Stack”, o qual permite o carregamento de até 2 TEUs*, um ao lado do outro.

O vagão Double Stack, por sua vez, permite o carregamento de até 4 TEUs*, pois possibilita o empilhamento de até dois contêineres de altura...

Mais capacidade no mesmo espaço

O “Trem Tipo” da MRS/Contrail tem 800 metros de comprimento. Com a utilização dos vagões Double Stack esse trem terá um incremento da capacidade de até 150%, pois pode carregar até 200 TEUs*.

* TEU: equivale a um contêiner de 20 pés

clique para conhecer a história do Vagão Double Stack

Intermodalidade nas ferrovias da América do Norte

O incremento do volume de transporte de contêineres nas ferrovias americanas e canadenses nas últimas décadas está diretamente associado ao uso do vagão Double Stack e à evolução da implantação e modernização de terminais intermodais.

Em 1977, quando foi testado o primeiro vagão Double Stack nos Estados Unidos, as ferrovias movimentavam dois milhões de contêineres por ano. Desde então, altos investimentos foram feitos para adequação das vias e para modernização dos terminais intermodais, possibilitando que o volume chegasse a 13 milhões de contêineres em 2010.

Hoje, 80% dos vagões dedicados à intermodalidade nas ferrovias classe 1 americanas e canadenses são do tipo Double Stack.

Em 2010, a Union Pacific, uma das principais ferrovias americanas, operou pela primeira vez um trem de 6 km de comprimento com 9 locomotivas atingindo a capacidade de 618 contêineres.

Fonte: Trains Magazine – Novembro de 2011.